/ R. Amélia Rey Colaço

/ Ano: 2015

/ Área: 22m2

/ Fotografia: Inês Subtil

O objecto da intervenção é uma suite que integra um apartamento situado em Carnaxide, com uma área de 22m2 que, apesar de generosa, não apresentava um bom aproveitamento do espaço. Por outro lado, o material predominante (madeira escura) conferia-lhe um certo “peso”.

Procurou-se, assim, criar três áreas distintas, as quais já existiam, atribuindo-lhes, no entanto, coerência e qualidade espacial: quarto, closet e instalação sanitária.

No quarto em si, alterou-se o mobiliário e a iluminação, estabelecendo uma conjugação de materiais com o espaço do closet, atribuindo-lhe um ambiente mais “leve”. O closet com roupeiros de alto a baixo, divide o espaço de dormir da instalação sanitária, sendo que as portas destes prolongam-se em painéis do mesmo material, os quais forram a parede da entrada para a i.s., dissimulando-a. Os materiais escolhidos – como os roupeiros, painéis e portas de correr lacados a branco, microcimento cinza claro, bem como bancada e prateleira em mármore carrara na i.s. –, conferem uma “leveza” e iluminação que outrora não existia, em conjugação com pintura na cor branca da porta de entrada para a suite.

O resultado são três espaços distintos num espaço único, uniforme e corente, onde se procurou potenciar os elementos existentes, em conjugação com novas opções.