/ R. Almeida e Sousa

/ Localização: Campo de Ourique

/ Ano: 2014/15

/ Área: 130 m2

Com uma excelente localização, o edifício construído nos anos 40/50, situa-se em Campo de Ourique, perto do Mercado e do Jardim da Parada.

A estratégia consistiu em potenciar o existente e a sua tipologia em duplex, através da criação de relações entre os dois pisos e da reconfiguração da circulação. Criou-se um duplo pé-direito na sala, a qual ganhou amplitude, aproveitando o esconso, que muito pouco servia para arrumação (no piso superior), estabelecendo-se uma relação visual com o escritório, um espaço híbrido.

Por outro lado, o corredor foi diminuído, a fim de se aumentar as áreas habitáveis, reduzindo-se, assim, a circulação e a distância entre espaços. O acesso entre os dois pisos tornou-se uma peça marcante, ganhando qualidade pelo desenho, ao invés de um elemento somente funcional. Optou-se por localizar a suite no piso inferior, tirando partido da configuração do espaço, através da inversão da área de quarto e instalação sanitária, sendo esta última camuflada no próprio quarto, pelo seu desenho e materiais utilizados. Esta solução permite, também, a iluminação e ventilação directa dos dois espaços. Todo o apartamento foi pensado aproveitando o negativo resultante do cheio dos elementos construídos, como por exemplo a ocupação do vão de escada, na suite, como espaço de leitura/trabalho.